‘Central de alertas’ é nova função do assistente virtual Boris

Lançado há um ano pela Callink, bot otimiza gestão de dados das operações

 

assistente virtual Boris, criado pela Callink para otimizar gestão de dados das operações, completa um ano com grande sucesso e anuncia a implementação de uma nova funcionalidade: a ‘Central de alertas’. Este recurso inédito utiliza a base de indicadores cadastrados para identificar inconformidades e alertar automaticamente os supervisores em relação à estas ocorrências, permitindo uma atitude mais ágil e evitando impactos nos resultados.

Boris é um bot, que na tradução livre é um robô virtual, ou também conhecido como chatbot. Ele foi criado para otimizar o processo de busca de informações solicitadas pelos usuários, como dados estatísticos e informações instantâneas sobre resultados, tendo acesso a um amplo banco de dados. Atuando como uma espécie de assistente virtual, ele recebe a mensagem de texto dos usuários e a analisa utilizando lógicas de inteligência artificial para processamento de linguagem natural e caso não seja suficiente vai fazendo indagações até ter a delimitação exata do que se busca. Por exemplo, se ele recebe a mensagem ‘operação x’, ele já pergunta quais dados desejam. Se então é digitado ‘volume de ligações’, ele segue com perguntas sobre período, horários e todos parâmetros que estão alinhados àquele tipo de dado e operação.

Com a ‘Central de alertas’ o Boris notifica automaticamente os supervisores, coordenadores e gerentes das operações quando da identificação de possíveis irregularidades ou desvios de comportamentos, sem a necessidade da solicitação manual de alguém da equipe. Esta funcionalidade otimiza e dá mais agilidade ao acompanhamento da operação, o que impacta em melhores resultados e aproveitamento. O gerente de Business Intelligence – BI da Callink, Hebert Moreira de Castro Alves, dá mais detalhes do funcionamento deste bot. “O Boris trabalha com a gestão da Callink, oferecendo informações em formato de texto, gráficos e até planilhas, de acordo com o tipo de dado disponível. Por meio da inteligência artificial ele também consegue presumir a necessidade do usuário com base no comportamento e mensagens recebidas anteriormente, correlacionando sua base de conhecimento com o histórico. Além de avaliar o histórico de comportamento dos usuários, ele notifica inconformidades, permitindo a correção com mais agilidade”, explica.

Boris foi criado há um ano diante da constante demanda de informações e indicadores para a gestão e planejamento de estratégias, e já atende a 40 operações, com mais de 1300 possibilidades de relatórios diferentes, por meio do cruzamento e combinações dos dados. A nova função será disponibilizada a partir da segunda quinzena de setembro, depois de um processo prático de validações, como conta a analista de processos da Callink, Camila Kurtz. “Desde agosto iniciamos diversos testes com a nova função do Boris, utilizando oito indicadores operacionais, e os resultados foram muito bem avaliados, identificando inconformidades que levariam um tempo maior para serem percebidas. A ferramenta é flexível e portanto novos indicadores poderão ser acrescentados, de acordo com as necessidades das operações e dos clientes, sempre com foco na melhoria dos resultados”, ressalta Camila Kurtz.

Boris está disponível para representantes dos clientes, que fazem a interface com a Callink, assim como diretores, gerentes, coordenadores e supervisores que acompanham as rotinas diárias. A segurança dos dados é garantida por meio de filtros criados com base em quatro paradigmas, considerando a localização do acesso, o meio e o usuário, com a verificação da liberação de interação. Depois do acesso, ainda tem verificações quanto aos níveis e abrangência da informação que pode ser disponibilizada. Existem camadas de segurança para garantir o tipo de informação enviada, por usuários e o controle de não vazamento ou entrega indevida.

O diretor de planejamento da Callink, Junior Rios, destaca que esta solução é resultado de investimentos constantes, e que seguirão nesta linha.  “A ‘Central de alertas’ do Boris é um grande diferencial em relação às demais ferramentas disponíveis no mercado, sendo mais uma ação da equipe de BI da Callink sempre atenta às possibilidade de melhorias e inovação nos processos e sistemas. Nosso foco é atender cada vez melhor aos clientes e gerar soluções que otimizam os resultados, promovendo a evolução das ferramentas disponíveis e geração de novas  soluções. Vamos sempre oferecer aos clientes mais possibilidades de acesso aos dados, permitindo uma melhor gestão e uma visão ampla e analítica dos negócios”, finaliza o diretor.