Evento gratuito, promovido pela Una Itumbiara e Instituto Ânima, reunirá professores da rede pública e privada

Além de celebrar o Dia dos Professores (15), serão realizadas atividades para aprimoramento pessoal e profissional, voltadas à docentes de toda região

Segundo pesquisa realizada em 35 países, pela Varkey Foundation, entidade dedicada à melhoria da educação mundial, o Brasil é o país que menos valoriza professores no mundo. Menos de 1 em cada 10 brasileiros (9%) acha que os alunos respeitam seus professores em sala de aula. Com o objetivo de contribuir na mudança deste cenário e valorizar os professores, a Una em Itumbiara promove um encontro gratuito e aberto para docentes da rede pública e privada da cidade e região, no dia 26 de outubro, das 9 às 12h. O projeto “Dia dos Professores: experiências que conectam e transformam”, contará com palestra e oficinas de capacitação, em uma iniciativa conjunta com o Instituto Ânima, braço social da Ânima Educação, da qual a Una faz parte. Os interessados podem realizar a inscrição pelo site: www.una.br/diadosprofessores. As vagas são limitadas.

Com a palestra ‘Engajamento, uma experiência em sala de aula’, além de oficinas de metodologias de aprendizagem com ênfase na sala de aula invertida e realidade aumentada, a manhã de sábado na Una Itumbiara será de muita interação e compartilhamento entre os professores participantes. Para deixar tudo mais leve, acontecerá também uma oficina de relaxamento e massagens como alternativa para aliviar o stress, como explica a gerente da Una em Itumbiara, Érika Viviane da Costa. “Vamos propiciar uma manhã de comemoração, de forma interativa com a participação de todos professores da região. Teremos a palestra e oficinas que oferecem técnicas de relaxamento, assim como ampliação dos conhecimentos, o que contribui efetivamente com nossas atividades em sala de aula. Além disso vamos comemorar o Dia dos Professores com um café e muita prosa boa”, destaca a gerente.

O objetivo do projeto, que está alinhado ao 2º princípio da Ânima –  ‘O aluno é o centro da escola e o professor é a sua grande inspiração’-, é promover um ambiente de formação, transformação e valorização do professor, por meio do compartilhamento de ensinamentos técnicos, e principalmente pela troca de experiências vividas em ambiente escolar e acadêmico – levando-se em conta que a escola deve ser entendida como um ambiente social, permitindo uma interação agradável entre alunos e docentes. O diretor executivo do Instituto Ânima, Rogério Salles Loureiro, explica que esta á uma ação nacional. “Se queremos transformar o País por meio da educação, precisamos investir nos principais responsáveis pela formação humana e acadêmica. Por isso, para celebrar o Dia dos Professores, vamos realizar uma ação inédita, abrindo as portas das nossas Universidades, de forma simultânea, para receber os docentes de todo o Brasil. Nos últimos anos capacitamos os docentes da Ânima com programas relacionados a grandes referências mundiais, como Finland University, Stanford e Harvard, e gostaríamos de compartilhar um pouco destas e de outras experiências com os professores e professoras do Brasil”, destaca.

Ainda segundo o diretor, o objetivo do encontro é enaltecer e valorizar a figura do Professor ao contribuir com sua formação e trazer a pauta para o debate. “É nosso compromisso ajudar a conscientizar os jovens sobre a importância dessa profissão transformadora, oferecendo ferramentas para melhorar a formação existente hoje”, conclui.

Além da Una em Itumbiara, as ações serão realizadas em unidades da Una (MG e GO), Universidade São Judas (SP), UniBH (MG), UniSociesc (SC e PR) e AGES (BA e SE), sendo ministradas por docentes da Ânima Educação que se inscreveram no projeto por meio de edital. Qualquer professor do ensino básico, fundamental, médio ou superior poderá se inscrever nas atividades educacionais com os seguintes temas: ‘Gestão de sala de aula’, ‘Planejamento de aula’, ‘Processos avaliativos’, ‘Projeto de Vida’, ‘Ensino de Matemática’, ‘Ensino de Ciências’, ‘BNCC (Base Nacional Comum Curricular)’, ‘Educação em Tempo Integral’, ‘Metodologias Ativas de Aprendizagem’, ‘Bullying em sala de aula’, ‘Saúde mental e atividade docente’, ‘Educação e diversidade’ e ‘Avaliação por Competências’.

Serviço:
O que: Dia dos Professores, Experiências que conectam e transformam
Quando: 26 de outubro – sábado
Horário: 9 às 12h
Onde: Una Itumbiara – Av. Santos Dumont, 979 – Novo Horizonte
Inscrições: www.una.br/diadosprofessores
Mais informações: (64) 3430-5601, das 11h30 às 21h30.

Sobre a Ânima Educação

Tendo como propósito ‘Transformar o Brasil pela Educação’, a Ânima é uma das principais organizações educacionais do país e conta com aproximadamente 115 mil alunos em cinco instituições: Una (MG e GO), Universidade São Judas (SP), UniBH (MG), UniSociesc (SC e PR) e AGES (BA e SE). Também fazem parte a Escola Brasileira de Direito (EBRADI), a HSM, a HSM University, a SingularityUBrazil, uma filial da escola internacional de gastronomia Le Cordon Bleu, em São Paulo, e o Instituto Ânima.

A Ânima foi eleita nos últimos cinco anos uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar. Além disso, desde 2017 figura como uma das 150 Empresas mais Inovadoras do País, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico, e conquistou em 2019 o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL).

Sobre o Instituto Ânima

O Instituto Ânima é uma instituição sem fins lucrativos que tem como missão Transformar a Educação do Brasil e para isso trabalha para guiar professores para o novo papel do docente nesse processo. Propondo novas iniciativas em busca de saltos de aprendizado e de preparação para o futuro e expandindo as fronteiras da Ânima, o Instituto utiliza todo o potencial de recursos (humanos e materiais) existente nas universidades do grupo, além de gerir e disponibilizar um amplo portfólio de treinamentos, serviços e atendimentos para outras organizações e públicos de interesse para ampliar o alcance de suas ações e contribuir para que outros agentes de nossa sociedade atinjam seus próprios objetivos e propósitos.