Una realiza Cãominhada Ecológica em Catalão, no sábado, 23 de março

Além do passeio haverá feira de adoção, arrecadação de ração e distribuição de mudas de árvores

Preparem os cãozinhos, as coleiras e toda aquela disposição para a Cãominhada Ecológica em Catalão, que acontece no sábado, 23 de março, com saída às 8h da Praça Getúlio Vargas. Será uma manhã especial integrando ainda mais os humanos e seus ‘filhotes’ pets, em um passeio perfeito para toda a família, com muita diversão e ações sociais, como feira de adoção, arrecadação de rações e doação de mudas de árvores. A ação é uma iniciativa do Curso de Medicina Veterinária da Una, em parceria com a Atlética Berranteira, e o apoio da Associação dos Abrigos Independestes de Catalão – AABRIC.

Quem ainda não tem cão também pode participar desta manhã especial, seja para se divertir ou contribuir com a doação de rações, que serão doadas aos abrigos para alimentar animais abandonados. E quem se encantar com os pets, poderá adotar o seu primeiro, ou mais um. Os seis abrigos cadastrados na AABRIC, que possuem mais de 200 cães a espera de um lar, irão disponibilizar filhotes e adultos, castrados e vacinados, para adoção na Feira de Adoção da Cãominhada, que funcionará no Parque Municipal Calixto Abraão.

O percurso da caminhada será de um pouco mais de 1km, saindo da Praça Getúlio Vargas até o Bosque Calixto Abrão. Além da feira de adoção solidária, haverá também uma ação ambiental na chegada da Cãominhada, com a distribuição de mudas de árvores.

A diretora da Una Catalão, Elaine Benfica, que também tem um pet de estimação, destaca a importância desta parceria. “Para a Una é uma satisfação fazer parte desta ação que envolve toda a comunidade e nossos alunos, oferecendo uma oportunidade de lazer, integração, arrecadação de alimentos e doação de mudas. São várias ações integradas envolvendo solidariedade, preservação ambiental e bem-estar, afinal quem tem pet sabe o quanto eles nos fazem bem. Contamos com a participação de todos, e quem não tem ainda um animalzinho, quem sabe se encanta e já adota um”, disse a diretora incentivando a participação de todos.

A presidente da AABRIC, Thaís Fauvel, destaca que esta ação incentiva o apoio da população, o que é imprescindível para o cuidado dos animais. “Precisamos sempre de muitas coisas e contamos com a população para nos ajudar com doações em dinheiro, ração e material de limpeza. A AABRIC busca benefícios para os abrigos de cães, então fazemos todos os tipos de eventos para arrecadar doações, que vão ajudar nos tratamentos de animais resgatados, os residentes nos abrigos e os que se encontram também em lares temporários”, conclui, lembrando que a AABRIC foi fundada em 2015.

Dicas para participar de uma Cãominhada:

A caminhada é uma atividade que a maioria dos pets adora, pois é uma das melhores formas de interação entre eles e os humanos. Além de ser um momento para exercitar o corpo e a mente, os pets sentem cheiros diferentes e conhecem outros animais. O ideal é que ela seja realizada todos os dias, pois proporciona uma rotina saudável e prazerosa para o cão.

Voltada para os cães, as cãominhadas são ótimas pedidas, mas para participar o ideal é ficar atentos à algumas orientações:

– Leve os seus cães sempre de coleira, de preferência, que sejam confortáveis e

resistentes.

– Leve água para os animais, e para você também. Não esqueça dos saquinhos para recolher fezes e, se o cão for agressivo, é muito importante usar a focinheira.

– É importante que a vacinação esteja em dia.

– Você é quem melhor conhece seu animal, fique atento ao comportamento dele e do que acontece ao redor.

– Prepare sua energia para acompanhar ales, e boa Cãominhada!