Faculdade Una recebe etapa nacional do Torneio Brasil de Robótica neste fim de semana

Evento acontece com 45 equipes de todo País acontece no sábado (02) das 8 às 18h30 e domingo (03) das 8 às 14h.

Aproximadamente 400 competidores de todo o país, com idade a partir de seis anos, participam neste fim de semana na Faculdade Una em Uberlândia da final do Torneio Brasil de Robótica – TBR. A competição tem como objetivo possibilitar que as pessoas possam se enveredar pelo mundo maravilhoso das descobertas, invenções e inovações, preparando crianças, jovens e adultos para atuarem de diferentes modos na pluralidade de torneios científicos e tecnológicos. Em 2016 a Una sediou a etapa Regional do Triângulo e neste ano recebe a Etapa Nacional, que acontecem neste fim de semana no campus Centro da Una, na Av. Vasconcelos Costa, 321. O público poderá participar gratuitamente do evento assistindo as competições e conhecendo de perto a forma como os participantes lidam com a robótica e as suas criações. Também haverá a presença de food trucks. A etapa nacional do TBR aconteceno sábado (02) das 8 às 18h30 e domingo (03) das 8 às 14h.

As 45 equipes de diversos estados brasileiros que participam desta final do TBR são divididas em modalidades, que começam com a Kids (6 a 9 anos), seguida por Middle (9 a 15 anos) e High (15 a 19 anos). A cada ano, a TBR adota como tema central de suas temporadas os mesmos temas declarados pela Unesco de relevância mundial e como sugestão de tema transversal às escolas. Para esta temporada o tema principal é o Turismo Sustentável, com desafios e soluções para aplicação no Ecoturismo e também a sustentabilidade político-econômica-social. Além deste tema, também será trabalhado a questão da afro descendência, por meio dos competidores da modalidade Kids.

Por meio destes temas, o TBR tem como política fomentar o desenvolvimento sócio educacional, favorecer a inovação e o desenvolvimento tecnológico como instrumentos de alavancagem regional, contribuindo para o fortalecimento dos vínculos de família e em sociedade e favorecer a formação escolar. A expectativa é que os participantes possam desenvolver a cooperação, disciplina, empatia, envolvimento, imparcialidade, iniciativa, integração, julgamento, liderança, manutenção do diálogo, objetividade na argumentação, participação, prontidão para ouvir, receptividade e reconhecimento das próprias limitações.

Além de sediar a competição, a Una estará representada nesta etapa nacional por uma equipe que disputou a etapa regional e venceu no quesito Tecnologia e Engenharia, chegando a esta final. O professor Marco Vinícius, técnico da equipe, destaca a importância deste evento e de chegar à final na primeira participação. “Ano passado recebemos aqui na Una a etapa regional, mas não tínhamos equipe participando. O fato de ter o evento na instituição motivou nossos alunos a criarem uma equipe que disputou a etapa regional, venceu e agora chega na final. Este fato mostra a importância destes eventos para o incentivo a uma disputa saudável e maior envolvimento dos alunos”, destaca. Um dos integrantes desta equipe da Una que chegou à final do TBR representou Uberlândia e a instituição em 2016 na Olimpíada Mundial de Robôs (Word Robot Olympiad – WRO), que aconteceu em Nova Delhi, capital da Índia.

Agenda do torneio neste fim de semana:

Sábado – 02/12:

8h00 – Chegada dos times

9h30 – Abertura do torneio

10h30 – Início das atividades do torneio

12h30 – Almoço

14h00 – Retorno das atividades do torneio

17h00 – Atividades de entretenimento

18h30 – Termino do primeiro dia

Domingo – 03/12:

8h00 – Chegada dos times

9h00 – Início das atividades do torneio

12h00 – Almoço

14h00 – Cerimônia de encerramento

Outras informações sobre o TBR: www.torneiobrasilderobotica.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *