Faculdade Una Uberlândia inicia Programa Anima Nest/Go Minas com startups selecionadas

Projetos que mais se destacarem receberão premiações como a participação em uma Missão ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, e cursos internacionais

Após um processo de seleção, 14 projetos inovadores foram selecionados para participar do programa de pré-aceleração de startups desenvolvido pela Faculdade Una Uberlândia, o Anima Nest/Go Minas, desenvolvido em parceria com o Sebrae Minas. Cada projeto receberá um investimento de R$ 7.500,00 que poderá ser utilizado no desenvolvimento das ideias por meio de atividades que serão realizadas no centro de inovação Anima Lab Una Uberlândia, ambiente adequado ao aperfeiçoamento das startups participantes do projeto.

As equipes que tiveram projetos selecionados foram: Automab; Buy Cheap; Car Wapp; Connected World; Educadoo; Gaio; GoTur; GuideLife; Hellolook; Labmetal; MW Engenharia; Services.com; Vetor e WSV. As ideias apresentadas estão relacionadas a soluções que envolvem áreas multidisciplinares e a partir de agora serão aprimoradas e desenvolvidas por meio do programa. Esta carga horária envolve atividades que contemplam a participação em um encontro de alinhamento; 12 consultorias individuais e 12 instrutorias coletivas, ambas com reuniões semanais de aproximadamente duas horas. Também haverá ações de difusão de acordo com as características do ecossistema de inovação, como interações com empreendedores mais maduros, instituições de ensino, agências de desenvolvimento, incubadoras, entre outros e também de um encontro de fechamento/encerramento.

Ao término do programa as ideias que mais se destacarem receberão premiações como a participação em uma Missão ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, e cursos internacionais. A diretora da Faculdade Una Uberlândia, Elaine Benfica, destaca a adesão e participação de alunos e comunidade nesta primeira seleção para o Anima Nest/Go Minas. “Uberlândia é uma cidade empreendedora e temos grandes exemplos locais que inspiraram novas ideias e a busca de oportunidades. Foi isso que vimos dentre os vários projetos inscritos e que passaram por uma banca avaliadora para a seleção destes 14 que participarão do Programa. Ficamos satisfeitos em iniciar esta parceria com o Sebrae Minas e oferecer oportunidades para incentivar novos negócios. Além dos investimentos no desenvolvimento dos projetos, nos preparamos para esta ação com a construção do Anima Lab Una Uberlândia e preparação para receber estes agentes de inovação que querem fazer a diferença e buscar novos caminhos. Além do Sebrae Minas contamos com o apoio da StartSe e da Algar Ventures, unindo forças para incentivar ainda mais o desenvolvimento do ecossistema de inovação na cidade, que vem ao encontro do objetivo da Una e do Grupo Anima Educação”, destaca a diretora, ao ressaltar que além do aporte financeiro, que totalizará um valor de R$112.500,00, estes projetos também terão todo o apoio e infraestrutura necessária para o seu desenvolvimento nas instalações do Anima Lab Una Uberlândia.

Para o analista de negócios do Sebrae Minas, Fabiano Alves, esta é uma grande oportunidade para Uberlândia e, especialmente, para os alunos da Una. “Além de incentivar o empreendedorismo, este programa estimula a criação de um negócio inovador. Todas estas startups têm condição de se tornar uma solução para atender o mercado e, ainda, um grandioso negócio”, destaca.

Na próxima quinta-feira (14/09), as startups participantes do Go Minas estarão reunidas em um encontro que contará com um painel sobre a importância de um programa de aceleração para o caminho da Startup. O encontro contará ainda com uma dinâmica de Mentoria Cruzada. O evento acontece às 17h no Auditório 5R (A e B) no Campus UFU do bairro Santa Mônica – Av. João Naves de Ávila, 2121 – Santa Mônica.

Programa Anima Nest/Go Minas 

Este Programa é resultado de uma parceria da Una e grupo Anima Educação com o Sebrae Minas, além do apoio da Algar Ventures e StartSe, sendo uma das principais ações realizadas dentro do novo espaço de inovação Anima Lab da Una de Uberlândia. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias e modelos de negócios em um ambiente inovador e produtivo, além potencializar a geração de conhecimento por meio de trabalho em rede entre os empreendedores vinculados ao programa, instituições de ensino, e demais atores do ecossistema de inovação, a partir de atividades de capacitação, mentorias, networking e eventos que promovam competências empreendedoras capazes de aumentar o grau de maturidade dos projetos selecionados.

Sobre o Anima Lab Una Uberlândia

Inspirado no Movimento Maker – ou cultura ‘mão na massa’ – este novo ambiente é um centro de inovação da Una Uberlândia voltado à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo, que oferece espaços de convívio, coworking e os laboratórios maker. Com designer moderno e atraente, o espaço é um local propício para estudantes e comunidade criarem seus projetos e desenvolverem protótipos com tecnologia de ponta. É mais uma iniciativa que vem ao encontro do objetivo da Anima e da UNA, que é promover o desenvolvimento de um ensino de qualidade com inovação.

Sobre o Programa Go Minas do Sebrae

O Go Minas é programa de pré-aceleração do Sebrae Minas, composto por consultorias, mentorias e capacitações para as startups e empresas que desejam acelerar sua evolução e tornar seus objetivos em realidade.

Sobre a Algar Ventures

Por meio da Algar Ventures, o grupo participa ativamente do ecossistema de inovação, com o intuito de identificar empreendedores e parceiros com negócios inovadores e soluções disruptivas para investimentos. A Algar Ventures desenvolve um programa de aceleração de startups, em parceria com a Endeavor, investe em fundos de venture capital (é cotista no fundo de venture capital BR Startups, em conjunto com Microsoft, Monsanto, Banco Votorantim e outras grandes corporações), além de investir diretamente em empresas iniciantes e disruptivas.

Sobre a StartSe

A StartSe busca ser a principal referência quando se pensa no ecossistema de startups do Brasil. A empresa se desenha como uma organização exponencial e faz um trabalho de base para se tornar o maior integrador e agente econômico do ecossistema de startups no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *